O programa

O Mestrado Profissional em Rede Nacional para  Ensino das Ciências Ambientais tem como público alvo os professores da rede de ensino básico.

O curso aborda temas socioambientais contemporâneos, sob os quais se lançará um olhar pedagógico didático de diferentes disciplinas com foco na vida com dignidade, na perspectiva do Bem Viver.

Tem como objetivo geral possibilitar a formação continuada, em nível de mestrado profissional, de professores da educação básica e também de profissionais que atuem em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares, e aqueles envolvidos com a divulgação e comunicação das ciências. Entre seus objetivos específicos destaca-se contribuir no aprimoramento de práticas pedagógicas utilizando-se do contexto ambiental e realizar pesquisas na área das Ciências Ambientais no espaço da escola de ensino básico, contribuindo para que se fortaleça a produção, a difusão e a aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares, entre outros. O PROFCIAMB é, assim, uma ponte importante de integração das Universidades com as escolas de educação básica, possibilitando que temas chave de pesquisas na temática das ciências ambientais alcancem as redes municipais, estaduais e mesmo escolas técnicas federais, e cheguem ao estudante.

Objetivos:

Objetivo geral
Possibilitar a formação continuada com um mestrado profissional no ensino das Ciências Ambientais aos professores da educação básica, bem como para profissionais que atuem em espaços de educação não-formal e aqueles envolvidos com divulgação e comunicação das ciências.

Objetivos específicos:
a) Identificar alternativas e produzir conhecimentos que viabilizem o reconhecimento da complexidade das relações meio ambiente e desenvolvimento, sobretudo sua indissociabilidade entre sistemas sociais e ecológicos nos processos de desenvolvimento territorial sustentável;
b) Desenvolver metodologias e práticas pedagógicas na perspectiva interdisciplinar;
c) Conceber e produzir materiais didáticos regionais e territorialmente referenciados;
d) Auxiliar a formação dos mestrandos por meio da análise do trabalho e trajetória acadêmica, tendo em vista o desenvolvimento de suas competências; e
e) Constituir uma base de dados a partir dos trabalhos dos grupos de pesquisas, das produções finais, e contribuir para co-concepção em parceria do observatório de ciências ambientais e educação.

Linhas de pesquisa:
LINHA 1 – AMBIENTE E SOCIEDADE
Investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a caracterização e compreensão do meio ambiente e os usos múltiplos dos recursos naturais, voltados à reflexão sobre as relações de apropriação dos bens naturais e as possibilidades de construção de sociedades sustentáveis. As pesquisas relacionadas à esta temática devem ter associação com a praxis pedagógica, culminando em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem, levando à reflexão-ação. Contempla pesquisas sobre os sistemas e tecnologias ambientais e os processos associados, abordando temas como água, solo, ar, clima, energia, geobiodiversidade, usos múltiplos de recursos naturais, construções sustentáveis, entre outros.

LINHA 2 – RECURSOS NATURAIS E TECNOLOGIA
Investiga como o ensino sobre os recursos naturais, seus impactos e formas de mitigação estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irão investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos, guias para que fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Assim, os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para ambientes de laboratórios, material para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais.

As aulas ocorrem às sextas-feiras e aos sábados.